Numa actividade inserida no projecto ‘Cuidar Braga II’, o Município de Braga realizou duas acções de sensibilização e divulgação nas Eco escolas EB1 Trigal Santa Maria e EB2/3 de Celeirós, promovendo uma demonstração da utilização de um biotriturador.
Estas acções, que decorreram em contexto escolar, contaram com cerca de 100 participantes entre pessoal docente, pais e alunos, como o objectivo de contribuir para a alteração de comportamentos na eliminação de sobrantes agrícolas, florestais e de jardinagem através da sua trituração em alternativa ao uso do fogo.
Com esta mudança comportamental pretende-se, por um lado evitar a emissão de CO2 na eliminação de sobrantes orgânicos, contribuindo para a descarbonização do Município e, por outro, reduzir o número de incêndios provocados pelo descontrolo de queimas.
O produto resultante da biotrituração, pode ser reaproveitado como fertilizante, para a produção de energia, ou outro tipo de utilização.
Através de uma candidatura ao EEAGrants, o Município obteve financiamento para a instalação de um Centro Municipal de Biotrituração, que pretende abrir ao público durante o mês de Abril.
Recorde-se que o Município de Braga disponibiliza gratuitamente, através das Juntas de Freguesias, biotrituradores para proceder à destruição dos sobrantes. Este equipamento tritura os sobrantes, reduzindo-os a estilha, podendo esta posteriormente ser incorporada nos solos como fertilizante natural, reaproveitada em compostagem, cobrimento do solo ou outras utilizações agrícolas e de jardinagem.
Para ter acesso a este serviço, o terreno deve ser previamente limpo e os sobrantes estarem prontos a ser triturados. Os interessados devem contactar a junta freguesia a que pertencem, e informar-se do serviço do Biotriturador da Proteção Civil do Município de Braga.