No âmbito do Projeto ‘Cuidar Braga II’, financiado pelo EEA GRANTS – Programa Ambiente, foi assinado na passada Sexta-feira, dia 28 de Janeiro, um protocolo com a Cavagri, a 41ª entidade a assinar este documento referente ao projecto de combate aos incêndios florestais e protecção da natureza, pessoas e bens.
Com esta assinatura, os mais de 1000 agricultores associados da Cooperativa Agrícola do Alto Cávado podem passar a usufruir gratuitamente dos bio trituradores para proceder à destruição dos sobrantes, lenhas e podas dos seus cultivos, sem recorrer à utilização do fogo.
Recorde-se que o Município de Braga disponibiliza gratuitamente, através das Juntas de Freguesias, bio trituradores para proceder à destruição dos sobrantes sem recorrer à utilização do fogo.
Este equipamento tritura os sobrantes, reduzindo-os a estilha, podendo esta posteriormente ser incorporada nos solos como fertilizante natural, reaproveitada em compostagem, cobrimento do solo ou outras utilizações agrícolas e de jardinagem.
Para usufruir deste serviço deve limpar previamente o terreno e preparar os sobrantes para serem triturados. Contacte a Junta Freguesia e saiba como solicitar o serviço do bio triturador da Protecção Civil do Município de Braga.